demim
Português Inglês Espanhol

GRADUAÇÃO

O curso

O Curso de Engenharia de Minas da UFMG visa à formação de profissionais aptos a atuarem no mercado, buscando a responsabilidade com o ambiente, a ética profissional e a inovação nas atividades de mineração e processos minerais. Objetiva formar engenheiros com sólido preparo fundamental e tecnológico, com capacidade para absorver, criticar, desenvolver, aperfeiçoar e aplicar novas tecnologias nas áreas de lavra e de tratamento de minérios. A estrutura do curso e suas atividades acadêmicas buscam estimular uma atuação criativa e crítica na identificação e resolução de problemas de Engenharia de Minas, considerando seus aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais e políticos, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Características específicas

O curso de graduação em Engenharia de Minas está estruturado em dois ciclos. O primeiro, com duração de 5 semestres, concentra os conteúdos de Ciências Exatas e da Terra, iniciando o aluno em disciplinas de matemática, física, química e geologia. O segundo, também com duração de 5 semestres, abrange assuntos ligados à pesquisa mineral, processamento mineral, lavra de minas e aspectos socioambientais da mineração. O curso tem duração prevista de 5 anos, com um total de 3600 horas (240 créditos), distribuídas em disciplinas obrigatórias e optativas, incluindo 165 horas (11 créditos) em Estágio Supervisionado Obrigatório e 45 horas (3 créditos) em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I e TCC II). A carga horária máxima para matrícula por período é de 450 horas (30 créditos) e a mínima é de 225 horas (15 créditos).

Campo de atuação do Engenheiro de Minas

O Curso de Engenharia de Minas da UFMG foi concebido para formar profissionais habilitados a atuar nos âmbitos regional, nacional e internacional, dada a característica transfronteirista das empresas de mineração. Os Engenheiros de Minas atendem às múltiplas exigências da indústria de mineração, bem como dos diversos atores intervenientes no empreendimento de mineração: instituições de ensino e instituições de pesquisa tecnológica, agências e órgãos governamentais, entidades não governamentais, empresas de prestação de serviços, bancos, empresas que atuam na comercialização de bens minerais e empresas consumidoras de bens minerais. Busca-se formar um Engenheiro com habilidades técnicas, que se caracteriza pela diversidade, atualidade, dinamismo, com ampla visão da mineração no mundo, bem como uma visão crítica e ampla a respeito da sua inserção na sociedade, com formação nas diversas áreas que compõem o campo de conhecimentos da Engenharia de Minas, que são: prospecção e exploração mineral, lavra de minas, beneficiamento mineral e fechamento de mina.

Consulte as Disciplinas que compõe o Curso de Engenharia de Minas da UFMG

Consulte o Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso para verificar os temas que têm sido estudados pelos alunos de graduação em Engenharia de Minas


COLEGIADO

O colegiado é o orgão mais próximo dos alunos e trata sobre assuntos voltados para o funcionamento da graduação. Os alunos devem procurar seu colegiado para fazer acertos de matrícula, trancamentos, buscar por documentos ou declarações e tirar dúvidas com os coordenadores do curso. 

Coordenadora do Curso:
Prof.ª Andréia Henriques Bicalho (abicalho@demin.ufmg.br)
Sub-Coordenadora:
Prof.ª Viviane Borges Barbosa (vborges@demin.ufmg.br)
Secretária do Curso:
Valéria Guimarães
Endereço:
Campus UFMG Pampulha Av. Antônio Carlos 6627 - Escola de Engenharia - Bloco III - Sala 3045
E-mail da Coordenação:
coldeminas@demin.ufmg.br
Telefone:
31-3409-1865.


DOCUMENTOS

Documento
Formato
Tamanho
Baixar
Estrutura Curricular (versão D-20181)
pdf
194 K
Projeto Pedagógico
pdf
845 K
Plano de Ensino de todas as Disciplinas
(não disponível)
Resolução de TCC
 
pdf
171 K

Clique para acessar
Campus - UFMG

Avenida Antônio Carlos, 6627 - Escola da EEUFMG - Bloco 2 sala 4236 CEP 31270-901
Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil


Telefone: +55 (31)3409-1860
Fax: +55 (31)3409-1966

Copyright / Todos os os direitos reservados