Curso de graduação em Engenharia de Minas

O Curso de Engenharia de Minas visa à formação de profissionais aptos a atuarem no mercado visando a responsabilidade com o ambiente, a ética profissional, e a inovação em processos minerais.

Breve Histórico

O Curso de graduação em Engenharia de Minas tem sua origem no curso de Engenharia Industrial Metalúrgica, criado em 1945 pela Escola de Engenharia. Com sua extinção em 1960, criou-se o curso de Engenharia de Minas e Metalurgia cujo desdobramento, em 1966, possibilitou o surgimento do curso de Engenharia de Minas.

Características

O currículo pleno do curso está estruturado em dois ciclos. O primeiro, com duração de quatro semestres, concentra os conteúdos de ciências exatas e inicia o aluno em topografia e geologia. O segundo abrange assuntos ligados à geologia, pesquisa mineral, tratamento de minérios, lavra de minas e outros temas de caráter geral.

Campo de atuação do Profissional

A profissão da Engenharia de Minas foi regulamentada originalmente pelo Decreto n.º 23.569/33 e possui uma campo de atuação bastante amplo, envolvendo toda a tecnologia mineral. As atribuições se relacionam com as áreas de prospecção (busca de jazidas), exploração (estudo da jazida), lavra (extração do bem mineral) e tratamento de minérios (adequação dos bens minerais ao mercado consumidor). No Brasil, bem como em outros países, o engenheiro de minas deve ser capaz de trabalhar em qualquer uma dessas áreas. O campo de atuação profissional abrange empresas mineradoras, centros de pesquisa científica e/ou tecnológica, empresas de consultoria, engenharia e prestação de serviços e instituições de ensino.

Áreas de Atuação

- Caracterização de minérios e materiais
- Minerais e rochas industriais
- Flotação
- Modelagem e controle
- Geoestatística
- Pesquisa mineral / Exploração mineral
- Geometalurgia
- Rochas ornamentais
- Lavra de minas
- Tratamento de minérios
- Mecânica de rochas
- Utilização de recursos computacionais em Engenharia de Minas
- Meio ambiente em mineração

Após a reformulação curricular implantada na última década do século XX, o curso de graduação em Engenharia de Minas oferece uma oportunidade ampla para seus(suas) alunos(as) adquirirem uma formação profissional sólida e atualizada. Além disso, diversos recursos oriundos de projetos institucionais, de pesquisa e de extensão, permitiram equipar o departamento com uma extensa e moderna infra-estrutura laboratorial. O perfil do(a) graduado(a) em Engenharia de Minas é bastante amplo, habilitando-o(a) a desempenhar todos os papéis legais da profissão (Decreto No. 23569/33), nas áreas de Pesquisa Mineral, Lavra de Minas, Tratamento de Minérios e também Meio Ambiente relacionado à atividade mineraria.

Objetivos Educacionais

Os (As) graduados(as) no curso de Engenharia de Minas da UFMG devem:

- Possuir uma base de conhecimento técnico e fundamentos científicos sólida, com habilidade para pensamento crítico bem desenvolvida, servindo como fundação para um aprendizado contínuo ao longo da vida profissional;
- Possuir habilidade de aplicar conhecimentos de ciência e engenharia na análise, concepção e execução de projetos de engenharia;
- Possuir habilidade para comunicação técnica/profissional efetiva em formas escrita, oral, visual e gráfica;
- a Compreender e perceber as obrigações profissionais para proteger o bem-estar dos seres humanos e o desenvolvimento sustentável do planeta.

Departamentos da UFMG envolvidos na formação do Engenheiro de Minas

- Departamento de Engenharia de Minas - Escola de Engenharia
- Departamento de Geologia - IGC
- Departamento de Matematica - ICEX
- Departamento de Estruturas
- Departamento de Matelurgia e Maateriais
- Departamento de Estatistica -ICEX
- Departamento de Ciência da Computação -ICEX
- Depatamento de Fisica - ICEX
- Departamento de Quimica - ICEX
- Departamento de Engenharia Quimica - Escola de Engenharia
- Departamento de Engenharia Mecanica
- Departamento de Transportes e Geotecnica - Escola de Engenharia

1º Período
Código
Disciplina
Ementa
DCC001
Programação de Computadores
Metodologia de desenvolvimento de programas, programação em linguagem de alto nível. Comandos básicos, estruturas de controle, estruturas de dados, modularização.
EMN134
Introdução a Mineração
Fases da mineração. Impacto ambiental. Legislação. Formação profissional e campo de atuação do engenheiro de minas.
MAT001
Cálculo Diferencial e Integral...
Funções de R em R. Derivadas. Integrais. Aplicações.
MAT038
Geometria Analítica e Álgebra...
Álgebra Vetorial, Retas e Planos, Matrizes, Sistemas Lineares e Determinantes, O Espaço Vetorial Rn, Autovalores e Autovetores de Matrizes, Diagonalização de Matrizes Simétricas.
QUI616
Química Geral
Teórica: Estrutura eletrônica dos átomos. Propriedades periódicas dos elementos. Ligação química, íons e moléculas. Soluções. Cinética química e equilíbrio. Equilíbrio iônico. Eletroquímica. Funções, equações químicas, cálculo estequeométricos, ácidos e bases. Corrosão.
2º Período
Código
Disciplina
Ementa
DCC034
Cálculo Numérico
Introdução. Diferenças Finitas. Interpolação. Integração Numérica. Solução de Equações Algébricas e Transcendentes. Sistemas Algébricos Lineares. Tratamento Numérico de Equações Diferenciais Ordinárias.
FIS054
Introdução à Física Experimental
Utilização de aparelhos de medida. Obtenção, tratamento e análise de dados obtidos em experimentos de Física. Apresentação de resultados.
FIS065
Fundamentos de Mecânica
Cinemática e Dinâmica da Partícula. Sistemas de Partículas. Cinemática e Dinâmica da Rotação. Leis de Conservação da Energia e dos Momentos Linear e Angular.Cinemática e Dinâmica da Partícula. Sistemas de Partículas. Cinemática e Dinâmica da Rotação. Leis de Conservação da Energia e dos Momentos Linear e Angular.
MAT039
Cálculo Diferencial e Integral...
Coordenadas Polares, Cônicas, Séries, Série e Fórmula de Taylor, Diferenciabilidade de Funções de Várias Variáveis
QUI601
Química Inorgânica I
Orbitais mioleculares. Elementos representativos. Elementos de transição. Complexos dos metais de transição. Termoquímica. Eletroquímica: diagramas de Latimer e Frost.
3º Período
Código
Disciplina
Ementa
EST031
Estatística e Probabilidades
Técnicas de amostragem. Estatística descritiva a uma e duas variáveis. Noções de probabilidade. Distribuições e principais modelos estatísticos (Hipergeometria, Binomial, Pascal, Poisson, Normal, Quiquadrado, Stedent e Fishor).
FIS055
Física Experimental MT
Experimentos de Mecânica, Termodinâmica e Hidrodinâmica
FIS069
Fundamentos de Eletromagnetismo
Eletricidade e Eletromagnetismo.
MAT002
Cálculo Diferencial e Integral...
Integração de função de duas ou mais variáveis. Integrais de linha e de superfície. Teoremas de Gauss e de Stokes.
MAT015
Equações Diferenciais A
Equações diferenciais de 1a e 2a ordens. Sistemas lineares de equações diferenciais lineares. Solução em séries de potência. Transformada de Laplace.
QUI602
Físico-Química I
Gases ideais e reais. Estrutura dos gases. Lei zero da Termodinâmica clássica e suas aplicações às reações químicas, ao equilíbrio químico e ao equilíbrio de fases em sestemas simples.
4º Período
Código
Disciplina
Ementa
FIS060
Física Experimental EO
Experimentos de Eletromagnetismo, Ótica e Ondas
FIS067
Fundamentos de Mecânica Sólido...
Equilíbrio de Corpos Rígidos. Elasticidade. Estática e Dinâmica dos Fluidos.
FIS068
Fundamentos de Mecânica Ondula...
Oscilações e Ondas
FIS070
Fundamentos de Ótica
Óptica Física
GEL040
Geometria Descritiva
Ponto, reta e plano em projeção mongeana e cotada; estudo de figuras planas e poliedros: visibilidade, intersecções e problemas. Aplicações diversas em geologia e na resolução de problemas relacionados às estruturas geológicas.
GEL602
MIneralogia
Mineralogia: Conceitos básicos. Tipos estruturais de matéria. Estado cristalino, simetria, operações e graus de simetria. Sistemas cristalinos. Minerais: classes químicas; propriedades físicas, químicas e gênese.
QUI606
Química Analítica I
Conceitos elementares para análise quantitativa, avaliação de dados analíticos, introdução aos métodos gravimétricos, solubilidade dos precipitados, contaminação dos precipitados gravimétricos, análise volumétrica, equilíbrio nos sistemas de oxi-redução.
SOA138
Introdução à Soliologia
Sociedade: Introdução. Sociedade brasileira contemporânea. Relação da tecnologia com o processo social. Expansão Urbana. Habitação. Energia e transporte.
5º Período
Código
Disciplina
Ementa
CRT001
Topografia B
Conceitos e objetivos. Extensão e campo de ação. Instrumentos topográficos, descrição e manejo. Planimetria. Orientação de plantras. Cálculos de coordenadas planas ortogonais. Locação de furos para sondagens e outros. Altimetria. Nivelamento taquiométrico, trigonométrico, geométrico e barométrico. Topologia. Plantas planialtimétricas.
EMN011
Desenho
Normas. Utilização de instrumentos e/ou equipamentos. Computação gráfica. Escalas. Sistemas de projeção. Desenho topográfico.
EMN120
Tratamento de Minérios
Tecnologia mineral. Conceituação básica. Quantificação de operações. Separação por tamanho. Liberação. Fragmentação. Concentração. Separação sólido líquido. Impacto ambiental.
EMN609
Tratamento de Minérios - Labor...
Tratamento de Minérios: fundamentos e técnicas de laboratório.
GEL037
Petrografia
Petrografia e petrologia das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Classificação e estudo mineralógico. Identificação macroscópica.
GEL638
Geologia Geral - Geologia Estr...
Terra. estrutura e composição mineral. Processos endógenos e exógenos. Fenômenos tectônicos. Noções básicas de geologia histórica e de estratigrafia. Geologia Física. Geologia Dinâmica.
6º Período
Código
Disciplina
Ementa
EES003
Resistência dos Materiais
Tração e compressão. Corte. Estudo de solicitações básicas: solicitação axial, torção de secções circulares e anulares, flexão. Análise de tensões e de deformações. Critérios de resistência. Materiais não resistentes a tração. Muros de arrimo.
EHR008
Mecânica dos Fluidos: Hidrául...
Fenômenos de transporte. Fundamentos de mecânica dos fluidos: fluidostática, cinemática, fluidodinâmica. Medidores de vazão e pressão. Instalações elevatórias.
ELE622
Eletrônica Geral A
Corrente alternada, circuitos monofásicos e trifásicos; aplicações. Motores de corrente contínua e alternada.partida, aplicação, chave e proteção. Transformadores e cabos, iluminação e instalações subterrâneas. Eletrônica, equipamentos e componentes.
EMN003
Pesquisa de Depósitos Minerais...
Descrição, uso e manuseio de aparelhos topográficos e de levantamento geológico. Levantamentos topográficos subterrâneos. Leitura e interpretação de mapas topográficos. Aerofotogrametria. Aerofotogeologia. Conceitos de jazidas, ocorrências teor de corte, teor médio, etc. Geologia de jazidas e minas. Mapeamento geológico, fases da mineração. Código de mineração e seu regulamento.
EMN008
Flotação
Fenômenos de interfaces. Reagentes e mecanismos de de ação. Tecnologia: máquinas e equipamentos, circuitos, variáveis de processo. Novas técnicas. Estudo de casos.
EMN012
Desenho e Mapa de Mina
Mapas: Conceitos, tipos, símbolos e construção. Mapas na atividade de Mineração. Representação de estradas, acessos, e pilhas de deposição. Lay out de mina a céu aberto e subterrânea.
GEL634
Geologia Econômica
Gênese de jazidas. Exemplos brasileiros. Recursos minerais. Minerais metálicos. Minerais não metálicos. Petróleo. Carvão.
7º Período
Código
Disciplina
Ementa
---
Perfuração e Desmonte de Rochas
EMA611
Termodinâmica Técnica
Princípios da termodinâmica. Propriedades de uma substância pura. Calor e trabalho. Ciclos dos motores de combustão interna. Transferência de calor.
EMN001
Pesquisa de Depósitos Minerais...
Leitura e interpretação de mapas geológicos. Noções de gênese e classificação de jazidas. Controle de mineralização. Prospecção de depósitos minerais. Prospecção geoquímica, anomalia e background, métodos de prospecção e de análise, interpretação de resultados. Prospecção geofísica, métodos gravimétricos, magnetométricos, sísmicos, elétricos e radiométricos e suas aplicações, instrumentação e interpretação de resultados. Relatório de prospecção.
EMN009
Mecânica de Rochas
Escopo da mecânica das rocha aplicada à engenharia de minas. Ensaios de laboratório. Elementos de teoria da elasticidade. Princípios de desenho e projeto de escavações subterrâneas. Classificações geomecânicas. Estabilidade de taludes.
EMN612
Tratamento de Minérios - Labor...
Tratamento de minérios: Pesquisa. Levantamento bibliográfico, elaboração de proposta e execução do trabalho.
GEL604
Geologia do Brasil
Províncias estruturais. Pré-cambriano no Brasil. Fanerozóico do Brasil. Evolução da margem continental brasileira. Introdução aos depósitos minerais brasileiros.
8º Período
Código
Disciplina
Ementa
EMA065
Mecânica Aplicada
Materiais para construção mecânica. Elementos de máquinas: engrenagens, eixos, chavetas, mancais, transmissão por correia, juntas soldadas e aparafusadas, molas. Lubrificação e manutenção. Projetos.
EMN004
HIdrogeologia - Geologia Aplic...
Ciclo hidrológico. Ocorrência de água na crosta terrestre. Movimento das águas subterrâneas. Lei de Darcy. Equações de regime. Rochas reservatório. Permeametria. Drenagem de mina. Águas minerais e termais. Geologia aplicada a túneis, estradas, barragens e fundações. Atividades de campo.
EMN005
Pesquisa de Depósitos Minerais...
Métodos de amostragem e tratamento dos dados. Exploração, conceitos e métodos. Sondagens e outros trabalhos de escavação. Exploração subterrânea. Avaliação de jazidas. Métodos clássicos de estimação de reservas minerais. Classificação de reservas. Avaliação econômica de jazidas. Teoria das decisões. Fluxo de caixa. Relatório de exploração.
EMN010
Estágio Supervisionado em Enge...
Atividades supervisionadas na área de atuação profissional do engenheiro de minas.
EPD022
Economia para Empresas de Enge...
Matemática financeira e estatística econômica; Elementos de Microeconomia; Elementos de Macroeconomia; Engenharia econômica. Análise econômica de projetos.
9º Período
Código
Disciplina
Ementa
EMN002
Beneficiamento Mineral - Proje...
Empreendimento. Projetos industriais. Usina de beneficiamento. Projeto básico. Desenvolvimento de projetos, ante-projetos, alternativas, projetos de usinas e das utilidades. Pré-operação. Investimentos e custos.
EMN606
Lavra de Mina a Céu Aberto
Desenvolvimento mineiro. Métodos de decapeamento. Lavra a céu aberto: métodos, planejamento, equipamentos, custo, segurança e transporte.
EMN616
Economia Mineral
Política e Legislação Mineral. Macro Aspectos da Economia Mineral. Avaliação de Empreendimentos Minerais. Minérios. Análise de Risco. Aplicações práticas.
EMT024
Noções de Metalurgia
Metalurgia extrativa, Introdução. Processos unitários empregados na produção dos principais metais. Sinterização e pelotização de minérios de ferro.
EPD001
Organização Industrial para En...
Empresas: administração e organização. Métodos de planejamento e controle. Administração financeira. Administração do pessoal. Administração de suprimento. Contabilidade e balanço.
10º Período
Código
Disciplina
Ementa
DIT001
Direito e Legislação
Constituição. Administração Pública. Noções de contrato. Empresas. Direito Comercial. Direito do trabalho. Propriedade Industrial. Legislação pertinente à área de conhecimento de engenharia de minas.
EMN602
Minerais e Rochas Industriais
Generalidades. Características físicas, químicas e mineralógicas. Definições, termos, teores e especificações dos tipos comerciais. Tipos de depósitos. Aspectos peculiares da pesquisa, lavra e beneficiamento. Reservas mundiais. Reservas brasileiras. Produção, consumo e comércio exterior. Estudo e aplicações: amianto, areia, argila, calcário, diamante, diatomita, feldspato, fertilizantes fosfatados, nitrogenados e potássicos, fluorita, gemas, gipsita, gráfica, lítio, magnesita, mica, pedras britadas e ornamentais, pigmentos minerais, pirofilita, quartzo, talco, titânio e vermiculita.
EMN607
Lavra de Mina Subterrânea
Minas subterrâneas:abertura, acessos, desenvolvimento e preparação para a desmonte. Lavra subterrânea:métodos, escavação de poços e túneis, esgotamento, ventilação, iluminação, higiene e segurança.
EMN608
Planejamento de Lavra
Minas a céu aberto: planejamento e projeto de lavra. Engenharia de sistemas: simulação de lavra, dimensionamento da frota,despacho de caminhões. Desenho da cava final. Programação de produção.
ESA002
Proteção Ambiental - Higiene I...
Saneamento ambiental: qualidade das águas e abastecimento de água potável, poluição de águas, ar e solo, resíduos sólidos. Parâmetros de qualidade, medidas de controle. Problemas de saúde e segurança dos trabalhadores. Efeitos sobre a saúde, monitoramento e controle. Legislação. Segurança Industrial.


Disciplinas optativas

Departamento de Engenharia de Minas
Código
Disciplina
Ementa
EMN006
Tópicos em Engenharia de Minas
Conteúdo variável
EMN610
Pesquisa Operacional Aplicada....
Programação linear. Modelos básicos de estocagem. Simulação. Teoria das filas. Pert- CPM. Regressão linear. Aplicações à mineração.
EMN618
Introdução a Geoestatística
Metodos clássicos de estimação de reservas minerais. Estatísticas e probabilidades. Teoria das variáveis regionalizadas. Variância de dispersão e de estimação. Variogramas e análises estrutural. Funções auxiliares. Krigagem. Variância de estimação global. Teoria transitiva. Reservas “in situ” versus reservas recuperáveis. Noções de geoestatística não linear, não estacionária e de simulação de jazidas.
Outros Departamentos
Código
Disciplina
Ementa
DCC607
Programação Científica e de En...
Programação estruturada: noções básicas. Uso de uma linguagem científica. Metodologia de desenvolvimento de programas. Noções de estruturas de dados. Uso de pacotes de aplicação.
EMA620
Ventilação de Mina - ar compri...
Projetos de ar comprimido e ventilação, análise, especificação, performance dos sistemas envolvidos. Aplicações à engenharia de minas.
EMT030
Hidro e Eletrometalurgia
Termodinâmica das soluções aquosas. Diagramas de estabilidade. Cinética das reações sólido-líquido. Lixiviação. Tratamento e purificação da lixivia: extração por solventes, troca iônica e adsorção em carvão ativado. Recuperação de metais de lixivias: eletrólise, cementação e redução por hidrogênio. Eletro-refino. Aplicações à metalurgia dos metais não ferrosos.
ENU601
Introdução à Energia Nuclear I
Física Atômica e Nuclear; Neutrons térmicos. Física de reatores, Fissão. Reação em Cadeia; Princípios dos Reatores Nucleares; Teoria dos Reatores. Cinética e controle dos reatores. Operação dos Reatores; Reatores: Concepções e Exemplos; Materiais de Construção de Reatores
ENU601
Introdução à Energia Nuclear I...
Tipos de Usinas Nucleares. Térmica de Reatores. Efeitos das Radiações. Proteção Radiológica. Blindagem. Detetores. Aplicações das Radiações e dos Radioisótopos. Ciclos do Combustível. Reprocessamento Químico de Combustíveis Irradiados. Licenciamento, Segurança, Aspectos Legais, Ambientais e Econômicos da Energia Nuclear. Fusão Nuclear. Materiais Reatores
ETG012
Mecânica dos Solos I
Noções de física dos solos. Noções do sistema de classificação dos solos. Princípio da pressão efetiva. Tensões atuantes num maciço de solo. Percolação de água nos solos. Adensamento. Resistência ao cisalhamento. Problemas e práticas de laboratório.
GEL017
Sensoriamento Remoto Aplicado...
Sensoriamento remoto: sistemas e aplicações. Fotografias aéreas, imagens de radar, Termais e de satélite. Métodos de análise com fotografias aéreas e imagens orbitais. Fotointerpretação qualitativa: técnicas e aplicações. Introdução a fotogrametria.
GEL033
Geologia Política e Recursos M...
Depósitos de combustíveis fósseis e nucleares. Jazidas de recursos minerais energéticos: Distribuição
GEL041
Tópicos em Geologia
Conteúdo Variável.
GEL605
Microscopia de Minérios
Minerais opacos. Técnicas microquímicas e de preparação de secções polidas. Sistemas de identificação.
MAT016
Equações Diferenciais B
Séries Integrais de Fourier, Equações Diferenciais Parciais.