24/01/2019 - Matrícula para veteranos 2019/1

Caro(a) estudante de graduação,

Informamos que, a partir da 00:00h do dia 31 de janeiro de 2019 até as 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2019 (horário de Brasília), o Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA UFMG) estará aberto para realização de sua matrícula para o primeiro semestre letivo de 2019.

O acesso ao SiGA se dá por meio do Portal MinhaUFMG (Sistemas → Aplicações Acadêmicas → Siga UFMG: acesso para alunos da graduação). Recomendamos utilizar somente o navegador Firefox. A utilização de outros navegadores poderá acarretar mau funcionamento do Sistema.

Fique atento às datas. A Matrícula online de estudantes veteranos de Graduação poderá ocorrer, de acordo com a situação acadêmica, em até quatro fases:

1ª Fase (Obrigatória para os(as) estudantes veteranos(as) de graduação)

· Envio do Requerimento de Matrícula online (núcleo específico do curso): de 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019.
· Análise dos requerimentos de matrícula pelos Colegiados dos cursos de graduação: de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2019.
· Divulgação do resultado da 1ª Fase da Matrícula: 11 de fevereiro de 2019.

2ª Fase (Opcional)

· Envio do Requerimento de Inclusão de novas atividades (núcleo específico) em turmas com vagas: 14 e 15 de fevereiro de 2019.
· Análise dos requerimentos de inclusão de novas atividades (núcleo específico) pelos Colegiados dos cursos de graduação: 18 e 19 de fevereiro de 2019.

3ª Fase (Opcional)

· Envio do Requerimento de Matrícula em atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 25 e 26 de fevereiro de 2019.
· Resultado da efetivação da matrícula para as atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 01 de março de 2019.

4ª Fase (Opcional)

· Requerimento Presencial de Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos alunos de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação: 26 de fevereiro de 2019.
· Matrícula presencial em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos alunos de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação: 27 de fevereiro de 2019.

No endereço https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Estudante/Formacao-Transversal, encontram-se informações detalhadas sobre as atividades acadêmicas curriculares ofertadas no âmbito da Formação Transversal em 2019/1.

Início do período letivo: 25 de fevereiro de 2019.

Em caso de dúvidas, consulte o Colegiado do seu curso ou o Manual do Aluno - Matrícula, disponível no link "Ajuda” do SiGA.

Informamos, ainda, que você deverá acessar o novo questionário de avaliação de desempenho didático de docentes, disponível no Portal MinhaUFMG (Sistemas → Aplicações Acadêmicas → Avaliação de Cursos e Disciplinas). Após esta ação, os requerimentos de matrícula estarão disponíveis para preenchimento e envio.

Desejamos a todos(as) um bom início de período letivo.