Português Inglês Espanhol
demin

PROJETOS

AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DE PARTÍCULAS MINERAIS - SIEX/EE: 303.074
Coordenador: PROF. Gilberto Rodrigues
Vigência: Janeiro de 2021 a Janeiro de 2022

Uma metodologia para estudo de morfologia de partículas minerais foi desenvolvida em projeto de iniciação científica voluntária (2019), em estudo conduzido pelo discente Renato Nogueira de Almeida, sob orientação da Profa. Andréia Bicalho Henriques e coorientação do Prof. Gilberto Rodrigues da Silva. Em 2020, a Mineração Paragominas S.A entrou em contato com o Prof. Gilberto informando sobre uma consulta para prestação de serviços à empresa. A empresa demandava uma avaliação de como o transporte em mineroduto afeta o formato das partículas de bauxita. Uma proposta foi enviada pelo professor e aceita pelo departamento de compras da empresa. Um pedido de compras (no. 3099925) foi emitido em 07/12/2020. Este projeto de extensão consiste em um excelente exemplo de produção de conhecimento dentro do ambiente acadêmico e com participação do corpo discente, seguida de transferência desse conhecimento e atendimento às demandas da comunidade.

CAPACITAÇÃO EM LEGISLAÇÃO MINERÁRIA - SIEX/EE: 203.730

Coordenadores: PROFS. Andreia Bicalho, Pedro Campos e Viviane Borges; TAE Giselle Pantuza
Vigência: Maio de 2019 a Maio de 2023

O circuito de palestras "Capacitação em Legislação Mineral" é uma iniciativa dos Professores do Departamento de Engenharia de Minas e dos servidores da Agência Nacional de Mineração, com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão sobre o Código de Mineração de 1967. É essencial que o Engenheiro de Minas conheça a lei minerária que vigora em seu país e quais são os direitos e deveres dos Estados, Empresas e Comunidades para com o desenvolvimento das atividades mineiras ou suas áreas de servidão. Essa pauta foi muito discutida em 2018, devido a instituição do decreto número 9.406, de 12 de junho de 2018, que implicou em um novo entendimento do Código de Mineração e sua operalização por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Por sua vez, no final de 2018, o DNPM foi extinto para ser implementada a Agência Nacional de Mineração (ANM), impingindo novas mudanças e demandas para quem executa a lei. Os acidentes envolvendo o barramento de rejeitos no Estado de Minas Gerais forçaram outras mudanças que devem ser acompanhadas e profundamente entendidas pelo Engenheiro de Minas, identificado como o responsável técnico da produção dos produtos de mina, dentre eles, o rejeito. A "Capacitação em Legislação Minerária" é uma necessidade não só dos alunos de graduação, mas também dos Professores que precisam estar atentos e atualizados para lidar com os novos desafios técnicos que a lei impõe ao setor de mineração em prol da sociedade.

MINERAÇÃO & SOCIEDADE - SIEX/EE: 204.069
Coordenadores: PROFS. Andreia Bicalho, Pedro Campos e Viviane Borges; TAE Giselle Pantuza
Vigência: Outubro de 2019 a Outubro de 2025

A ideia para o Ciclo de Debates "Mineração & Sociedade" nasceu da iniciativa de diversos Professores ao convidarem alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Minas para participarem de discussões, conduzidas em sala de aula ou em salas de reuniões de maneira informal. Com o advento do Ciclo de Debates, essas várias palestras e discussões acontecerão sob o escopo de um único evento, com a possibilidade de agregar convidados externos e a comunidade em geral. "Mineração & Sociedade" também objetiva englobar cursos e treinamentos que são oferecidos de forma gratuita para alunos do Departamento de Engenharia de Minas, como forma de deixá-los atualizados para o mercado de trabalho.





DOCUMENTOS

Documento
Formato
Tamanho
Baixar
Avaliação da Morfologia de Partículas Minerais
 
pdf
91 K
Capacitação em Legislação Minerária
 
pdf
111 K
Mineração & Sociedade
 
pdf
110 K

Clique para acessar
Universidade Federal de Minas Gerais

Avenida Antônio Carlos, 6627 - Escola da EEUFMG - Bloco 2 sala 4236 CEP 31270-901
Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil


Telefone: +55 (31)3409-1860
Fax: +55 (31)3409-1966

Para melhor experiência, utilize o Mozilla Firefox ®
Copyright / Todos os os direitos reservados